O LOCAL DA CULTURA NO PARECER CNE/CP 2/2015 E NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15832Résumé
Este texto trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, na qual foram selecionados e analisados os Projetos Pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia que possuem grupos de pesquisa que assumem a palavra “Etnomatemática” no nome do grupo. Objetiva-se investigar o local da cultura no currículo da formação inicial do professor e da professora que ensinam Matemática no Brasil. O solo teórico escolhido para a busca/refinamento dos dados coletados foram as discussões culturais a partir de Geertz (2008) e D’Ambrosio (2005), bem como os documentos que norteiam a formação de professores e professoras no Brasil, especialmente o parecer CNE/CP 2/2015, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Verificou-se que são poucas as discussões culturais nos cursos de Licenciatura em Matemática investigados, quando comparadas com os cursos de Licenciaturas em Pedagogia analisados, e que os cursos com o Projeto Pedagógico reestruturado após o parecer CNE/CP 2/2015 apresentam uma maior ênfase nas discussões culturais, quando comparados com aqueles que não haviam realizado a reformulação.
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