EXPLORANDO QUESTÕES DE INJUSTIÇA SOCIAL COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA: UM CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO CONSTITUÍDO A PARTIR DE NOTÍCIAS REAIS

EXPLORANDO QUESTÕES DE INJUSTIÇA SOCIAL COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA: UM CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO CONSTITUÍDO A PARTIR DE NOTÍCIAS REAIS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.18799

Résumé

O objetivo deste artigo consiste em investigar a maneira como estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro/RJ utilizam a matemática em um ambiente educacional baseado em questões sociais, por meio dos cenários para investigação. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, sustentada pelo método da pesquisa-ação. A atividade proposta foi realizada durante três tempos simultâneos de aulas de matemática, em que a professora atuou concomitantemente como investigadora. Utilizamos como disparador o convite feito à turma para que lessem algumas notícias reais marcadas por questões de gênero. Para a produção dos dados, utilizou-se gravações de áudio e registros escritos dos estudantes. A análise dos dados foi conduzida à luz da Educação Matemática Crítica e da educação matemática para justiça social. Em linhas gerais, este estudo indica que os educandos utilizaram a matemática como uma ferramenta multifacetada, capaz de abordar questões sociais de forma analítica, demonstrando habilidades de comunicação e pensamento crítico ao fundamentar seus pontos de vista com dados e evidências numéricas. Além disso, revela que ampliaram suas percepções sobre a presença da matemática em situações reais e ampliaram também seu potencial para auxiliar nas mudanças sociais desejadas.

Palavras-chave: Leitura e Escrita do mundo com a Matemática; Diálogo; Protagonismo discente; Mulheres no futebol.

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Publiée

2024-12-20

Comment citer

ALVES GOUVEA, M., & Felix Brião, G. (2024). EXPLORANDO QUESTÕES DE INJUSTIÇA SOCIAL COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA: UM CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO CONSTITUÍDO A PARTIR DE NOTÍCIAS REAIS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 1–17. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.18799
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