A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação

A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação

Autores

  • Flávia Cristina de Mâcedo Santana Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11755

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e problematizar como se dá a relação universidade/escola no Programa Residência Pedagógica, as estratégias de poder e modos de subjetivação postos em operação pelos discursos. Para tanto, mobilizamos algumas ferramentas conceituais propostas por Foucault, a fim de problematizar as discussões sobre o objeto de estudo. Optamos pela análise documental de um corpus constituído pelo Edital CAPES nº 06/2018 e os relatórios mensais dos residentes e preceptores. Tomamos como referência cinco grandes eixos da experiência, em que buscamos indícios dos efeitos para a formação: conhecendo o contexto e cultura da escola; conhecendo a gestão do sistema de ensino, da escola e da sala de aula; experienciando técnicas de ensino, didáticas e metodologias; vivenciando a regência de classe; a parceria estágio, o PRP e escola campo. De modo geral, os resultados indicam que os modos de subjetivação característicos desse momento de formação a inclinaram na direção da hermenêutica da colaboração. A aproximação entre universidade e escola possibilitou refletir sobre o conjunto de práticas instauradas na parceria entre as instituições e entre os diferentes sujeitos que contribuíram para a formação do professor que ensina matemática.

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Biografia do Autor

Flávia Cristina de Mâcedo Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

PHD EM EDUCAÇÃO, DOUTORA E MESTRE EM ENSINO, FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS. LICENCIADA EM LICENCIATURA EM MATEMATICA

 

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1997), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e pós-doutoramentos na London South Bank University (2008) e na University of London (2013-2014). Desde 2010, é professor associado, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Santana, F. C. de M., & Barbosa, J. C. (2019). A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(2), 1–24. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11755
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