THE MEANING OF PROBABILITY FROM A FOUNDATIONAL PERSPECTIVE

THE MEANING OF PROBABILITY FROM A FOUNDATIONAL PERSPECTIVE

Autores

  • Manfred Borovcnik University of Klagenfurt, Department of Statistics

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.14904

Resumo

Focalizamos as maneiras pelas quais uma interpretação frequentista da probabilidade pode ser usada para desenvolver métodos adequados para inferência estatística. A discussão sobre a controvérsia nos fundamentos revela que uma concepção frequentista é altamente propensa a disputar, pois uma justificativa dessa visão falha de uma perspectiva racional quando a explicação da probabilidade integra a inferência estatística. Damos uma visão geral do litígio e dos exemplos cruciais que destacam as deficiências de uma posição puramente frequentista em relação à probabilidade. O conceito de probabilidade emerge de uma mistura de significados. A mudança na conotação da probabilidade para um significado frequentista tendencioso diminui o escopo da probabilidade ou a qualidade das aplicações. A probabilidade é um conceito complementar que se desmorona se reduzirmos a uma concepção. Isto dá origem a pesquisas sobre abordagens para o ensino de uma perspectiva mais ampla sobre a gama de significados de probabilidade além dos aspectos frequentistas. Estudos empíricos mostram as deficiências das abordagens educacionais que ignoram os aspectos subjetivistas da probabilidade, o que leva a graves equívocos não só sobre o uso da fórmula de Bayes, mas também sobre a percepção das probabilidades em geral.

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Publicado

2021-10-25

Como Citar

Borovcnik, M. (2021). THE MEANING OF PROBABILITY FROM A FOUNDATIONAL PERSPECTIVE. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(3), 42–76. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.14904
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