PROPOSTAS DE ESTÁGIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

PROPOSTAS DE ESTÁGIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15835

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte da pesquisa nacional intitulada “A formação inicial de professores que ensinam matemática: a Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019”, e voltamos nosso olhar para as propostas de Estágio Curricular Supervisionado apresentadas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das Licenciaturas em Matemática presenciais em Universidades Públicas da Região Sudeste. Dessa forma, o objetivo do artigo é apresentar um breve panorama das propostas de estágio e analisar as que indicam aspectos considerados inovadores, de acordo com o lugar e a importância atribuídos a essa componente curricular no curso. De caráter qualitativo e documental, esta pesquisa tem como corpus de estudo os PPC de 31 cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. Os resultados apontam que, praticamente, 50% das universidades ainda mantêm o estágio como componente isolado, ou seja, o momento da prática, sem a necessária articulação com a teoria, mas há propostas que podem orientar mudanças significativas, e algumas capazes de desconstruir o modelo “3+1”, e que buscam formar o professor como profissional intelectual crítico reflexivo.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Cristovão, E. M., Fabiana Fiorezi de Marco, Ana Teresa C. C. de Oliveira, & Fabiana Chagas Andrade. (2021). PROPOSTAS DE ESTÁGIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(3), 61–84. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15835
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