TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E EQUAÇÕES DO 2º GRAU: O ENSINO DE MATEMÁTICA DE UM 9º ANO EM SÃO JOÃO-PE
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.16813Resumo
Esta pesquisa se insere no campo do ensino da matemática com o conceito da Teoria Antropológica do Didático (TAD) relacionada à Didática da Matemática. Buscou-se analisar em que medida a TAD pode ser experimentada para o ensino de equações do 2º grau nas aulas de matemática de um 9º ano em São João-PE, discutindo-a nas instituições da Base Nacional Comum Curricular e Parâmetros Curriculares de Pernambuco; identificando-a para o ensino de equações do 2º grau no Livro de matemática de um 9º ano em São João-PE, e refletindo sobre as possibilidades da TAD na prática do professor de matemática no ensino das equações do 2º grau. Como caminho metodológico a pesquisa comporta uma abordagem qualitativa, utilizando-se de documentos e observações de aulas. Os resultados apontam a existência da relação institucional do saber equações do 2° grau com os documentos analisados, a caracterização da organização praxeológica do saber na instituição livro didático e a construção da codeterminação didática na prática do professor em suas aulas. Conclui-se que o livro didático e as aulas do professor abordam o que está preconizado nos documentos de educação a respeito das resoluções das equações do 2° grau tendo como tarefa a fatoração.
Palavras-chave: Equações do 2° grau; Teoria Antropológica do Didático; Livro didático; Professor.
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