O USO DA DEFINIÇÃO FORMAL DE LIMITE FINITO PARA FUNÇÕES REAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO

O USO DA DEFINIÇÃO FORMAL DE LIMITE FINITO PARA FUNÇÕES REAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18348

Resumo

O objetivo principal deste artigo é estudar a seguinte questão: existem funções reais com valores reais, para as quais o estudo da existência, ou não, do limite finito em um ponto só é possível pela utilização da definição formal de limite? Para isso, primeiramente delimitamos o campo conceitual envolvido na construção do conceito de limite de função em um ponto, conforme Vergnaud, com intuito de elaborar situações para trabalhar com nossa questão. Em seguida, propomos três atividades, cujas análises, tanto didáticas quanto teóricas, ilustram a importância da definição formal como ferramenta pertinente para a abordagem dessas atividades. Além disso, o trabalho matemático apresentado visa contribuir para o aprofundamento do pensamento funcional, que é fundamental para a análise matemática em geral. Trazemos também discussões e considerações didáticas, e algumas observações sobre o ensino e a aprendizagem, relacionadas à definição formal de limite, inclusive dos principais conceitos envolvidos nesta definição. Sendo, assim, uma oportunidade para os estudantes aplicarem esta definição em situações em que não poderá utilizar as propriedades sobre os limites. Permitindo, com isso, que eles ampliem a compreensão deste conceito, conforme propõe Vergnaud.

Palavras-chave: Funções reais, Limite, Definição formal de limite, Épsilon e delta, Curso de Matemática.

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Biografia do Autor

Rachidi Mustapha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Nasceu em 1953, da cidade de Moulay Bouazza no Marrocos. Concluiu o curso de graduação (Licence) em Matemática, na Universidade Mohammed V, Rabat - Marrocos. Concluiu DEA (equivalente ao mestrado no Brasil) & Doutorado de 3o. ciclo em Matemática na Universidade Lyon 1, na França (1982). Concluiu Doutorado de Estado em Ciências - Matemática, em 1992, pela Université Claude Bernard - Lyon - França. Trabalhou como Professor de Ensino Superior - PES e como orientador de pesquisa na Universidade Mohammed V ? Rabat - Marrocos de 1982 ? 2004 (22 anos). Trabalhou como professor pesquisador visitante: No Instituto de Matemática - INMA, em Campo Grande-MS - Brasil, em 1993 e 1994; No Queens University em 1986 em Kingston, Ontario no Canadá; no Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP) em 2000 e 2001, em Trieste na Itália. Realizou estudos de Formador em TICE (tecnologia da Informação e Comunicaçãoç em Educação), entre 2007-2014 na Academia de Reims - França, onde também foi coordenador de projetos no IREM, Reims - França entre 2004-2012.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

BURIGATO, S. M. M. da S., & Mustapha, R. (2023). O USO DA DEFINIÇÃO FORMAL DE LIMITE FINITO PARA FUNÇÕES REAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(3), 21–45. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18348
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