POR AVALIAÇÕES OUTRAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESLOCAMENTOS A PARTIR DE UMA OPÇÃO DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20236Resumo
Estudos em avaliação têm ganhado certo destaque nos últimos anos na produção em Educação Matemática no Brasil, preocupando-se, em geral, com o papel do erro na aprendizagem da matemática, efeitos psicossociais que atravessam o ato de avaliar, além de formas mais justas de exercer a avaliação. Paralelamente ao crescimento do interesse nessas pesquisas, emerge a decolonialidade em Educação Matemática engajada em conceber o ensino e a aprendizagem em matemática através de saberes tradicionais dos povos originários, dos povos negros e de outros historicamente subalternizados. Então, esta pesquisa tem como objetivo problematizar a avaliação nas aulas de matemática a partir da opção decolonial e, em última instância, propor caminhos outros para avaliar nesse contexto tomando como base saberes tradicionais. Para isso, realizamos um ensaio teórico cuja motivação foi nossa experiência nas aulas de Análise Real lecionadas no Instituto de Matemática da UFRJ, tanto na Licenciatura em Matemática quanto no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PEMAT/UFRJ) ao qual somos filiados. A partir desta experiência e da avaliação adotada nesse contexto, indicamos potenciais caminhos para avaliar tomando a decolonialidade como postura e tensionando os traços de colonialidade que permeiam nós mesmos enquanto professores e alunos.
Palavras-chave: Avaliação; Decolonialidade; Ensino de matemática
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