AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO E USO DE TAREFAS AVALIATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20388Resumo
O objetivo geral deste estudo é analisar as concepções sobre a Avaliação e o uso de tarefas avaliativas utilizadas pelos professores de Matemática de uma escola pública de São Luís – MA. Desse modo, pretendemos contribuir com novas pesquisas sobre Avaliação e suas tarefas, por ser um assunto que possui grande impacto na formação de professores e alunos. Na pesquisa, utilizamos a Metodologia Qualitativa restringida ao Estudo de Caso, abrangendo um grupo específico. Para coleta de dados, aplicamos questionário on-line aos sujeitos da pesquisa, a fim de conhecer as suas concepções sobre Avaliação e as Tarefas Avaliativas utilizadas por eles. A Análise dos Dados se deu através da técnica de Análise de Conteúdo, e, por auxílio da sistematização, foram constituídas duas Categorias de Análise: As concepções sobre a Avaliação da Aprendizagem e Tarefas Avaliativas utilizadas pelos professores na escola. Os resultados obtidos mostraram que há professores que ainda preferem o modelo tradicional de Avaliação, baseado em prova e notas; há os que se aproximam do conceito da Avaliação Formativa, mas manifestam erros conceituais sobre modelos de Avaliação; e há, por fim, os que possuem grande vontade de contribuir para melhorar o processo Ensino-Aprendizagem de Matemática.
Palavras-chave: Tarefas Avaliativas; Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática; Avaliação Formativa.
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