MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO, APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20706Resumo
O artigo apresenta resultados do mapeamento de pesquisas e de uma intervenção pedagógica que aborda a adoção de mapas mentais como ferramenta de ensino de matemática. A revisão sistemática foi adotada como viés metodológico a fim de apurar como ocorre a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática no âmbito de pesquisas acadêmicas e, em seguida, uma proposta de intervenção pedagógica. Os resultados elucidaram lacunas para a abordagem de mapas mentais no ensino de matemática no Ensino Fundamental; escassez de pesquisas referentes a adoção de mapas mentais ligados à disciplina matemática e tendências de adoção de pesquisas de cunho qualitativo. No intuito de superar essa escassez, foi proposta posteriormente uma intervenção por meio de um curso de extensão para docentes com applets desenvolvidos no GeoGebra para a abordagem de habilidades da unidade temática geometria e ao final do curso foi solicitado a construção de mapa mental, a fim de analisar as percepções dos docentes participantes. Desse modo foi possível evidenciar que a implementação da ferramenta dos Mapas Mentais permitiu a análise visual das reflexões desenvolvidas no processo de manipulação das atividades propostas, configurando-se como uma ferramenta significativa para o processo de avaliação e autoavaliação em matemática.
Palavras-chave: Revisão Sistemática, Intervenção Pedagógica, Mapa Mental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Geometria.
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