CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NA PROVA DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM NO PERÍODO 2009-2016

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NA PROVA DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM NO PERÍODO 2009-2016

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • Adriano Rodrigues Nascimento Professor de Matemática da rede pública – Brasnorte/MT.
  • Acelmo Jesus Brito Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v3i1.7273

Resumo

Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as características da contextualização e da interdisciplinaridade no formato das questões da Prova de Matemática do Novo ENEM no período 2009-2016. A questão investigativa norteadora foi: De que maneira se apresenta a contextualização e a interdisciplinaridade no formato das questões da Prova de Matemática do Novo ENEM no período de 2009-2016? Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental. O corpus foi constituído pelas 360 questões da prova de Matemática do Novo ENEM. Para analisar os dados, utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), a qual nos permitiu constatar que 86% das questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2016 são contextualizadas, e apenas 38% são questões interdisciplinares que relacionando com 12 áreas ou disciplinas, sendo: Geografia, Física e Biologia as com maior recorrência. Com base nesses dados, constatamos que a contextualização como princípio norteador do Novo ENEM tem sido bem explorada na prova de Matemática, no entanto, a interdisciplinaridade precisa ser mais abrangente para ser condizente com seus princípios norteadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Me graduei no curso de Licenciatura Plena de
Matemática pela UNEMAT Universidade
do Estado de Mato Grosso em 2004. Me tornei Mestre em Educação Matemática pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2007 e em 2016 conclui o Doutorado na mesma instituição com a tese intitulada: Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil. Tenho experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio e experiência como formador de futuros professores de Matemática no Curso de Matemática da UNEMAT/MT. Atualmente sou PROFESSOR EFETIVO em DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato

Grosso Campus de Barra do Bugres na área de Educação Matemática,

Adriano Rodrigues Nascimento, Professor de Matemática da rede pública – Brasnorte/MT.

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Núcleo Pedagógico de Brasnorte/MT, e professor da rede pública do município de Brasnorte. Email: adrianon597@gmail.com

Acelmo Jesus Brito, Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Mestre em Mestre em Recursos Hídricos – PPGRH – UFMT – Cuiabá/MT. Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) da UNEMAT. E-mail: acelmo@unemat.br

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

Rodrigues, M. U., Nascimento, A. R., & Brito, A. J. (2018). CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NA PROVA DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM NO PERÍODO 2009-2016. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 3(1), 17–32. https://doi.org/10.34179/revisem.v3i1.7273
Loading...