O uso da pseudonímia em Kierkegaard: um recorte explicativo

Auteurs

  • Marcio Gimenes de Paula Departamento de Filosofia/Universidade de Brasília

Résumé

A obra do pensador dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855) é marcada pela contradição e por suas múltiplas possibilidades de interpretação. Seu legado intelectual influenciou toda uma geração de pensadores. Um autor que começa sua carreira acadêmica com uma tese sobre o conceito de ironia em Sócrates desperta, sem dúvida alguma, esse tipo de reação. Tal reação é agravada ainda mais quando o mesmo autor, marcado por uma severa herança religiosa protestante, analisa (e vivencia) temas como fé, angústia, desespero, escolha, instante e marca sua vida pessoal com uma constante melancolia e pela ruptura de um noivado nunca muito bem explicado.

Références

CLAIR, André. Pseudonomie et paradoxe: la pensée dialectique de Kierkegaard. Paris: J. Vrin, 1976.

GOUVÊA, Ricardo Quadros. Paixão pelo paradoxo: uma introdução a Kierkegaard. São Paulo: Novo Século,


HEIDEGGER, M. Ser e tempo – parte II. Petrópolis: Vozes, 1998.

KIERKEGAARD, S. A. Dois discursos edificantes de 1843. Teresópolis: Ad Martyras, 2001.

______ . Kierkegaard’s Journals and Papers – 6 vol. Bloomington: Indiana University Press, 1967-1978.

______ . Ponto de vista explicativo da minha obra como escritor. Lisboa: Edições 70, 1986.

VERGOTE, Henri-Bernard. L’OEuvre édifiante de Søren Kierkegaard. Kairos 10, 1997, 177-190.

Publiée

2010-11-05

Comment citer

PAULA, Marcio Gimenes de. O uso da pseudonímia em Kierkegaard: um recorte explicativo. A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura, São Cristóvão-SE: GeFeLit, n. 2, p. 41–47, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/apaloseco/article/view/n2p41. Acesso em: 18 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos