Sobre a Revista
Foco e Escopo
Clínica & Cultura tem por finalidade promover a investigação, o debate e a divulgação científica em torno das relações entre indivíduo e sociedade com base em uma abordagem clínica que, recorrendo a diferentes perspectivas teóricas, enfoque aspectos singulares do impacto sobre os sujeitos da sua inserção em determinado contexto sócio-histórico-cultural. Neste sentido, incentiva a submissão de artigos que tratem de temas atuais – tais como sexualidade, violência, consumo, relações de parentesco e identidade – com foco em suas dimensões psicopatológica, cognitiva, comportamental ou subjetiva, considerando tanto experiências individuais quanto processos grupais, bem como a discussão ética, teórica ou metodológica em torno das diferentes formas de psicoterapia com vistas à exploração de suas possibilidades no enfrentamento dos desafios da atualidade. Clínica & Cultura aceita preferencialmente estudos teóricos, ensaios, relatos de pesquisas empíricas e traduções que se apoiem no conhecimento da psicologia e da psicanálise, bem como trabalhos que, a partir de um desses campos busquem articulações com o pensamento filosófico e com outras disciplinas científicas, especialmente as ciências humanas e sociais.
Processo de Avaliação pelos Pares
Clínica & Cultura possui periodicidade semestral e adota as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (7ª edição, 2019), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. Sem esta cópia o manuscrito não iniciará o processo editorial. A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA. Os manuscritos devem ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol.
Para exemplos de seções do manuscrito (em inglês), sugere- se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (for the 7th edition of the APA Manual).
Clínica & Cultura publica também, eventualmente, dossiês e edições especiais sobre temas de grande relevância clínica, cultural e acadêmica.
Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pela Comissão Editorial. Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem considerados como potencialmente publicáveis por Clínica & Cultura, serão encaminhados a dois membros do Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer.
Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Os autores serão notificados em qualquer um desses casos.
Caso o resultado do parecer seja aceitação com reformulações, o texto será devolvido ao autor, que deve realizar todas as alterações no período indicado pela equipe editorial e devolvê-lo pelo sistema SEER.
O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.
A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista, a qual terá exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.