Da pulsão anarquista ao trabalho de cultura: a transgressão vital no pensamento de Nathalie Zaltzman

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Resumo

Neste artigo, é demonstrado o aspecto transgressivo que caracteriza duas proposições maiores no pensamento da psicanalista francesa Nathalie Zaltzman em sua releitura da obra freudiana: a pulsão anarquista e o trabalho de cultura. A pulsão anarquista é apresentada como o viés transgressivo da pulsão de morte, reunindo suas forças em resistência e luta contra ameaças que comprometem a manutenção da vida física e psíquica. O trabalho de cultura, por sua vez, comparece como o viés transgressivo do trabalho de civilização. Enquanto o último se empenha em camuflar determinadas dimensões inerentes à existência humana como, por exemplo, a constituição psíquica do mal, o primeiro pretenderia transformá-las, transpondo em saber compartilhável tais dimensões. Sem necessariamente refutar o pessimismo freudiano quanto ao progresso da humanidade, Zaltzman indicaria justamente pela via das transgressões (pulsional e cultural) possíveis saídas e resoluções frente ao desamparo e à destrutividade que permeiam a condição humana.

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Biografia do Autor

RONY NATALE, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Psicólogo, psicanalista, doutorando em Psicologia Clínica na PUC-Rio.

MONAH WINOGRAD, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Psicanalista; Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Coordenadora Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio; Coordenadora do Laboratório de Pesquisas Avançadas em Psicanálise e Subjetividade (LAPSU). Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.  Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

NEY KLIER, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Psicólogo; Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista (Pós-Doutorado) da FAPERJ. Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

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Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos: Estudos Teóricos e Ensaios