Assistir, acompanhar, escutar:

o sujeito adolescente e a Liberdade Assistida

Autores

Resumo

O presente estudo deriva de uma pesquisa de mestrado que analisa uma experiência de acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto, mais especificamente de Liberdade Assistida, em um Serviço de Proteção Social de um município do interior do Rio Grande do Sul. A proposta, a partir da experiência supracitada, é refletir sobre as condições de construção da responsabilização subjetiva destes jovens a partir da responsabilização jurídica. Trata-se, ainda, de pensar como a construção de um espaço de escuta psicanalítica do sujeito, no âmbito das políticas públicas de socioeducação, pode contribuir com este processo, abrangendo, nesse âmbito, o modo como se dá o acompanhamento dos jovens na execução da medida e como estes são compreendidos socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda da Silva Von Porster, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestranda em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS).

Rose Gurski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Prof. do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Coordenadora do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS).

Publicado

2023-01-23

Edição

Seção

Artigos: Relatos de Pesquisa