Mindfulness, meditação e regulação emocional: achados empíricos e perspectivas futuras

Autores

  • Guedes, V. G. Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio
  • Ribeiro, N. M. A. Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio
  • MOGRABI, D. C. Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio

Resumo

Dentre as diversas técnicas meditativas e contemplativas existentes, mindfulness vem ganhando destaque nas últimas décadas. Por sua vez, a regulação emocional diz respeito à forma como tentamos influenciar as emoções que temos, quando as possuímos, como as experimentamos e expressamos. No processo de regulação das emoções, o mindfulness estaria inserido na etapa de redirecionamento da atenção e tem sido apontada como uma forma benéfica de regular emoções. Assim, o objetivo do presente artigo é discutir as temáticas de meditação e mindfulness em pesquisas recentes e a relação com a regulação emocional, por meio de uma revisão bibliográfica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guedes, V. G., Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio

Pós-doutora em Psicologia pela PUC-RIO (2019). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).Graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (1988). Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro/Buenos Aires (1994). Especialista em Psicomotricidade pelo Cesir - Núcleo Ramain-Thiers do Rio de Janeiro (1999). Especialista em Sciences et Techniques du Corps pelo Institut Supérieur de Reeducation Psychomotrice, França (1999). Atualmente realiza seu segundo Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-RIO, é docente no departamento de Medicina PUC-RIO, e vice-coordenadora do Núcleo de Meditação do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS - PUC-RIO). É pesquisadora participante do GT Trabalho e Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), da Rede Internacional de Pesquisa "Jeunes, Inégalités Sociales e Périphéries" Atuou como Sub-Secretária de Estado de Desenvolvimento Comunitário no Governo do Estado do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência docente em Psicologia e Ciência Contemplativa, principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, juventude e adolescência, desigualdade social, meditação e yoga como campo de pesquisa e intervenção em saúde e bem-estar. 

Ribeiro, N. M. A. , Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio

Psicóloga clínica, mestre em Neurociências e Clínica (PUC Rio), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, formada em Terapias Contextuais e orientadora profissional (UERJ).

Abordagens: Habilidades Sociais, Regulação Emocional, Neurociências e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Atendimentos psicológicos no setor de Psicologia na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) com pessoas com deficiências e familiares destas, nas unidades Raquimedular; Unidade Crânio-Encefálico; Unidade Infanto-Juvenil; Amputados; Mielopatias e Doenças Neuromusculares; e Unidade de Pequenas Incapacidades; com psicoterapias em grupos, avaliações psicológicas, acompanhamento de pais e reuniões de equipe. Iniciação cientifica sob a orientação da Dra. Adriana Benevides, com "Expectativas acadêmicas de estudantes universitários".  

MOGRABI, D. C. , Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio

Psicólogo formado pela UFRJ, PhD em Psicologia e Neurociências pelo Institute of Psychiatry, Kings College London, atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, pesquisador-visitante de Kings College London e professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB-UFRJ. Tem como principal tema de pesquisa o estudo da autoconsciência em uma abordagem neurocientífica. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ desde 2016 e foi Newton Advanced Fellow pela Royal Society e Academy of Medical Sciences, UK, entre 2016 e 2019. Em 2019, tornou-se o primeiro pesquisador latino-americano (sem dinheiro no banco) a receber o Early Career Award da International Neuropsychological Society por suas contribuições para a compreensão da relação entre cérebro e comportamento no início de sua trajetória acadêmica.

Publicado

2023-01-23

Edição

Seção

Artigos: Estudos Teóricos e Ensaios