ANGÚSTIA NA OBRA FREUDIANA RELACIONADA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA NEUROSE

Autores

  • André Gellis UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO
  • Maithê Uliana UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Resumo

O presente artigo nasceu do projeto de pesquisa intitulado «A origem e a evolução do conceito de angústia na obra freudiana», o qual objetivou investigar o caminho teórico trilhado por Freud na elaboração do conceito de angústia, mediante a identificação da origem da angústia e das principais evoluções teóricas freudianas. A partir da análise cronológica dos textos freudianos, a pesquisa ressaltou a importância que a noção de irrupção da angústia assume na teoria freudiana do processo de formação da neurose. A análise detalhada dessa importante questão culminou neste artigo.

Palavras-chave: Neurose de angústia; angústia propriamente dita; recalque; psiconeuroses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Gellis, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (1994) e doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (2001). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica Psicanalítica, Teoria e Técnica da Psicanálise.

Maithê Uliana, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Bauru (2010). Especialização em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP de Bauru (2012). Mestrado em andamento pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP de Bauru. Atualmente é psicóloga hospitalar no Hospital de Base de Bauru - Fundação para o desenvolvimento médico e hospitalar (FAMESP). Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase em Psicologia Hospitalar.

Downloads

Publicado

2016-04-20

Edição

Seção

Artigos: Relatos de Pesquisa