A Experiência de Adolescentes Criados por Avós

Autores

  • Flávia Juliana Dourado Paixão Professora da Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional (FATESP).
  • Normanda Araujo Morais Universidade de Fortaleza

Resumo

Esse artigo buscou compreender a experiência de adolescentes que são criados por avós, sobretudo as circunstâncias que levaram à criação pelos avós e as percepções, sentimentos e aspectos-chave da relação dos adolescentes com seus avós. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou um questionário de caracterização sociodemográfica e um roteiro de entrevista semi-estruturada. Entrevistaram-se seis adolescentes (entre 15 e 18 anos), de ambos os sexos e residentes em Teresina, PI. Os resultados mostram que os principais fatores que motivaram à criação pelos avós foram o divórcio dos pais biológicos e a gravidez precoce. No geral, as percepções, sentimentos e as relações estabelecidas com os avós são descritas como muito positivas, embora também se verifique a existência de conflitos intergeracionais. Ressalta-se a importância de estudos que foquem na perspectiva dos adolescentes, os quais mostram que a experiência de ser criado por avós pode ser algo positivo e adaptativo ao funcionamento familiar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Juliana Dourado Paixão, Professora da Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional (FATESP).

Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Professora da Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional (FATESP).

Normanda Araujo Morais, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, família e comunidade (Lesplexos).

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos: Relatos de Pesquisa