MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS: UM ESTUDO DESCRITIVO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Resumo
O presente estudo objetivou apreender as concepções de professores da educação Básica acerca do fenômeno de medicalização da educação. Participaram da pesquisa 563 professores do Ensino Básico, entre 19 e 66 anos (M=34,2 DP=9,23), da rede pública e privada de ensino e de diferentes regiões brasileiras. Utilizaram-se entrevistas estruturadas e questionários sociodemográficos que foram analisados pelo software Iramuteq, que apreendeu as concepções em classes de proximidade lexical. Através da análise realizada, pode-se perceber que as concepções que os professores possuem acerca do processo de medicalização vai de encontro com a literatura, pois o mesmo carrega o discurso ver o uso de medicamentos como soluções para melhoria do sistema educacional, até mesmo uma forma de cura, colocando o discente como culpado do fracasso escolar.
Palavras-chave: Medicalização, Educação, Concepções de Professores.