MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS: UM ESTUDO DESCRITIVO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Fauston Negreiros Universidade Federal do Piauí/UFPI
  • Tatiane dos Santos Costa Universidade Federal do Piauí-UFPI
  • Monica de Araaújo Damasceno Universidade Federal do Piauí-UFPI

Resumo

O presente estudo objetivou apreender as concepções de professores da educação Básica acerca do fenômeno de medicalização da educação. Participaram da pesquisa 563 professores do Ensino Básico, entre 19 e 66 anos (M=34,2 DP=9,23), da rede pública e privada de ensino e de diferentes regiões brasileiras. Utilizaram-se entrevistas estruturadas e questionários sociodemográficos que foram analisados pelo software Iramuteq, que apreendeu as concepções em classes de proximidade lexical. Através da análise realizada, pode-se perceber que as concepções que os professores possuem acerca do processo de medicalização vai de encontro com a literatura, pois o mesmo carrega o discurso ver o uso de medicamentos como soluções para melhoria do sistema educacional, até mesmo uma forma de cura, colocando o discente como culpado do fracasso escolar.

Palavras-chave: Medicalização, Educação, Concepções de Professores.

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Biografia do Autor

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí/UFPI

Doutor. Professor do Programa de Ciência Política e do Programa de Sociologia da Universidade Federal do Piauí/UFPI. Departamento de Ciências Sociais da Educação e de Psicologia. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED.

Tatiane dos Santos Costa, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Pedagoga, Acadêmica do Curso de Psicologia na Universidade Federal do Piauí_UFPI. Extensionista do Fórum de Medicalização da Educação e Sociedade e PIBIC voluntário o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED.

Monica de Araaújo Damasceno, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Acadêmica do Curso de Psicologia na Universidade Federal do Piauí_UFPI. Extensionista do Fórum de Medicalização da Educação e Sociedade e PIBIC voluntário o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED.

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Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa