A FORMAÇÃO DOS(AS) BIBLIOTECÁRIOS(AS) FRENTES ÀS NOVAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: análise das propostas pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia do Norte e do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10208Palavras-chave:
Ciência da Informação, Biblioteconomia, Formação profissional, Representação temática da informaçãoResumo
Estuda acerca das novas possibilidades de representação da informação em ambientes digitais e a formação dos(as) Bibliotecários(as) para a execução de atividades que contemplem essas perspectivas. Objetiva estudar sobre o ensino das novas práticas de organização e tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia. Apresenta uma discussão realizada mediante um estudo de caráter bibliográfico, documental e exploratório sobre as tendências e perspectivas de organização e tratamentoda informação frente à formação do profissional da informação. Conclui enfatizando a importância deformar profissionais Bibliotecários(as) capacitados (as) para criar instrumentos,processos e produtos para a representação de itens informacionais em ambientes digitais no intuito de satisfazer as demandas informacionais da geração hodierna e futura.
Downloads
Referências
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Cursos de Biblioteconomia do Brasil. 2018. Disponível em: <http://www.cfb.org.br/>. Acesso em: 28 mar. 2018.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
NASCIMENTO, G. F. V. C. M. L. Folksonomia como estratégia de indexação dos bibliotecários no del.icio.us. Informação & Sociedade: Estudos, v. 19, n. 1, 2009. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/16612>. Acesso em: 26 mar. 2018.
PAIVA, S. B.; ALBUQUERQUE, A. C. A relação entre o ensino pesquisa e sua contribuição para a representação descritiva e temática. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 515-525, set./dez., 2015. Disponível
em:<https://dialnet.unirioja.es/servlet articulo?codigo=5345335.>. Acesso em: 20 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.