A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE LAZER CULTURAL E FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Valéria Aparecida Bari Universidade Federal de Sergipe
  • Isis Carolina Garcia Bispo Universidade Federal de Sergipe
  • Melânia Lima Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10211

Resumo

A pesquisa denominada “A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor” tem como ambiente social de observação a Biblioteca Escolar, o tema a Formação do Leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da biblioteca escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também
são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a Biblioteca Escolar pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO Para a Biblioteca Escolar, assim como a Atualização do Programa
Internacional de Defesa da IFLA (InternationalAdvocacyProgramme) (IAP) aplicado à situação dos estudantes brasileiros de nível básico, fundamental e médio. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de Bibliotecas Escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar e verifica-se o alinhamento das ações e políticas públicas voltadas para esse
ambiente social como parte da concretização do IAP no Brasil.

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Biografia do Autor

Valéria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe

Atualmente ocupa os cargos eletivos de Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFS) e Conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia da Quinta Região (CRB-5). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990) , mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). É líder do PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações.

Isis Carolina Garcia Bispo, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Ciências da Religião na UFS e atualmente é acadêmica em Biblioteconomia e Documentação pela mesma universidade.

Melânia Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (2018, em andamento). Especialização em Gestão de Políticas Públicas com foco em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Graduada em Letras Português Francês pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2017).

Referências

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

BARI, Valéria Aparecida; BISPO, Isis Carolina Garcia; SANTOS, Melânia Lima. A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE LAZER CULTURAL E FORMAÇÃO DO LEITOR. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 49–56, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10211. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10211. Acesso em: 7 nov. 2024.