AS DISCIPLINAS METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDOS E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: um olhar acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10222Palavras-chave:
Metodologia Trabalhos Científicos, Métodos de Estudo, Pesquisa BibliográficaResumo
Trata-se de um estudo em torno das disciplinas Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e Métodos e Técnicas de Estudos e Pesquisa Bibliográfica (MTEPB), ministradas nos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão. Partese dos seguintes questionamentos: quais cursos ofertam essas disciplinas? Como elas vêm sendo ministradas? Tais perguntas direcionam ao objetivo geral deste estudo: verificar como se dá o ensino das referidas disciplinas, no sentido de avaliar se as mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos analisados estão de acordo com a disciplina matriz proposta pelo Departamento de Biblioteconomia. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa documental, centrada nos programas de disciplinas que compõem os projetos pedagógicos de cada curso, com abordagem qualitativa nas análises das ementas, dispostas deforma contextualizada em diferentes perspectivas. Os resultados até aqui alcançados apontam que, embora as disciplinas MTEPB e MTC sejam de grande relevância para o percurso acadêmico dos discentes, seis cursos do CCBS e CCSo as retiraram do seu Projeto Político Pedagógico; quatro cursos alteraram as ementas, e três alteraram a carga horária; e, por fim, observou-se que dois cursos deixaram de ministrá-las em parceria com o Departamento de Biblioteconomia o que fere a interdisciplinaridade nos cursos universitários. No geral, nos cursos onde as disciplinas são ministradas, oito do CCBS e onze do CCSo, as mesmas são ofertadas nos primeiros semestres do ano letivo, indo ao encontro dos anseios do Departamento de Biblioteconomia. Este, por sua vez, vê as disciplinas como instrumentos facilitadores do discente.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. In: CUNHA, Maria Isabel et al. Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.
GADOTTI, M. Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2006.
MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
MOREIRA, S. V. A análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, J.;
BARROS, A. (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2005. p. 267-279.
SANTOS, J. P. Reflexões sobre currículo e legislação na área da Biblioteconomia. Encontros Bibli, Florianópolis, 6 set. 1998.
PECEGUEIRO, C. M. P. A.; VETTER, S. M. J. Currículo crítico e o professor: seu papel nesse contexto, 2008. (Apresentação de Trabalho/ Comunicação). Disponível em: http://www.undb.com.br/includes/local/download.php. Acesso em: 04 mar. 2018.
PROJETO político-pedagógico do Curso de Biblioteconomia. São Luis: UFMA, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.