Indicadores qualitativos para avaliação de bibliotecas escolares: subsídios para o desenvolvimento de novas políticas públicas educacionais e informacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v2i2.11869

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares.Instrumentos de avaliação. Indicadores qualitativos

Resumo

O estudo apresenta uma reflexão sobre a utilização de indicadores qualitativos para avaliação das bibliotecas escolares com o intuito de possibilitar o embasamento de futuras políticas públicas no setor. O método de pesquisa é do tipo exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e elaborado através de revisão de literatura. Os resultados destacam possíveis indicadores qualitativos que podem ser utilizados para a avaliação das bibliotecas escolares. Conclui-se que a utilização de tais indicadores pode ser um avanço para a prestação de serviços e desenvolvimento de produtos em bibliotecas escolares, assim como para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas capazes de abranger todas as especificidades deste tipo de biblioteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niliane Cunha de Aguiar, Universidade Federal de Sergipe

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

Daniele Ribeiro Dantas

GRADUADA EM SERVIÇO SOCIAL. ESPECIALISTA EM TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS E COMUNIDADES.

Referências

AGUIAR, M. J.; ANDER-EGG, E. Avaliação de serviços e programas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

ALVES, M. A origem dos indicadores na gestão pública. 2017. Disponível em: https://www.comissaodaverdade.pe.gov.br/uploads/r/arquivo-publico-estadual-jordao-emerenciano/5/0/3/5035b2566af0d0cf0f8c80ad62a66da96c7ef61c26a0bd00ea020f7657ff982b/b58d3caa-119e-4225-9d2f-7019b42d0ec3-ECF07_Importancia_dos_Indicadores.pdf. Acesso em: 27 ago. 2019.

ALVES, T. Avaliação na administração pública: uma proposta de análise para as escolas públicas de educação básica. Dissertação (Programa de pós-graduação em Administração de Organizações. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), Ribeirão Preto – USP, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-23072007-102313/publico/ThiagoAlves.pdf. Acesso em: 23 ago. 2019.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Public Library Association. Minimum standards for public library systems: Chicago, 1967.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION - ALA. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: ACRL/ALA, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 ago. 2019.

BELLONI, I.; MAGALHÃES, H.; SOUSA, L. C. Metodologia para avaliação de políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo: Cortez, 2001.

BONDIOLI, Anna (Org.). O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004.

BONNEFOY, C.; ARMIJO, M. Indicadores de desempeño en el sector público. Santiago do Chile: Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Económica y Social – ILPES, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília: Congresso Nacional, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.htm. Acesso em: 12 nov. 2011.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de lei n.9484, de 2018. Altera a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do País, para dispor sobre uma nova definição de biblioteca escolar e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Brasília, 2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=8BAEBD8A672AFB0E045D4946F969EB44.proposicoesWebExterno1?codteor=1641422&filename=Avulso+-PL+9484/2018. Acesso em: 27 ago. 2019.

CAMPELLO, B. S. (Coord). Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: UFMG/ECI/GEBE; Autêntica. 2010. Disponível em: http://www.cfb.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Cartilha-biblioteca-escolar.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

CARLEY, M. Indicadores sociais: teoria e prática. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

CARREIRA, D. (Coord.). O uso dos Indicadores da Qualidade na Educação na construção e revisão participativas de Planos de Educação / Ação Educativa. São Paulo: Ação Educativa, 2013, 32 p. Disponível em: http://www.deolhonosplanos.org.br/wpcontent/uploads/2013/04/Uso_Indiq_Planos.pdf. Acesso em: 21 jan. 2018.

COHEN, E.; FRANCO, R. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes, 2004.

COLETTA, T.G.; ROZENFELD, H. Indicadores de desempenho para bibliotecas universitárias: definições e aplicações sob o ponto de vista da literatura. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n. 3, p.129-141, set./dez.2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n3/a10v12n3.pdf. Acesso em: 21 jan. 2018.

EVANS, E. et al. Review of criteria used to measure library effectiveness. Bulletin of the Medical Library Association, v. 60, n. 1, p.102-10, jan. 1972. Disponível em: https://europepmc.org/backend/ptpmcrender.fcgi?accid=PMC198632&blobtype=pdf. Acesso em: 28 ago. 2019.

FERREIRA, H.; CASSIOLATO, M.; GONZALEZ, R. Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: o modelo lógico do programa segundo tempo. Texto para discussão. Rio de Janeiro: IPEA, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/123456789/136. Acesso em: 26 ago. 2019.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf. Acesso em: 21 ago. 2018.

GIL, A. L. Qualidade total nas organizações: indicadores de qualidade, gestão de qualidade. São Paulo: Atlas, 1992.

GOMES, A. R. Avaliação de políticas públicas por meio de indicadores de desempenho do PPA 2004-2007: reflexão da eficiência, eficácia e efetividade do Programa Brasil escolarizado no ano de 2004. Brasília – DF: ULB, 2008, Universidade do Legislativo Brasileiro. (Especialização) em Ciência Política. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/161032. Acesso em: 15 jan. 2019.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDADIZATION. ISO 11620: Information and documentation – library performance indicators. Genève, 1998. 56p

JANNUZZI, P. M. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público Brasília, v. 56, n. 2, p.137-160, abr./jun. 2005. Disponível em: https://static.fecam.net.br/uploads/28/arquivos/4054_JANUZZI_P_Construcao_Indicadores_Sociais.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.

JANNUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2001.

JANNUZZI, P. M. Indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas. 2012. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2012.pdf. Acesso em: 11 jul. 2019.

LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1980.

MINAYO, M. C. Z. Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n.1, p. 83-91, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33s1/a09v33s1. Acesso em: 20 jan. 2019.

PENTEADO FILHO, R. C. et al. Aplicação da bibliometria na construção de indicadores sobre a produção científica da EMBRAPA. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO, 3., 2002, São Paulo. Anais [...] São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~ajhol/futuro/references/04%23_EMBRAPA_aplicacao_bibliometria.pdf. Acesso em: 10 nov. 2015.

RODRIGUEZ; RODRIGUEZ, M. V. Gestão do conhecimento: reinventando a empresa para uma sociedade baseada em valores intangíveis. Rio de Janeiro: IBPI Press, 2001.

ROZADOS, B. F.H. Uso de indicadores na gestão de recursos de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 3, n. 1, p. 60-76, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2054/2184. Acesso em: 12 jul. 2019.

SANTOS, L. A.; CARDOSO, R. L. S. Avaliação de desempenho da ação governamental no Brasil: problemas e perspectivas. Concurso de ensayos del clad: contol y evaluación del desempeño gubernamental, 15, Caracas, 2001. Disponível em: http://siare.clad.org/fulltext/0041201.pdf. Acesso em: 10 nov. 2015.

SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Aspectos metodológicos da produção de indicadores em ciência e tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 4, 2005, Salvador. Anais[...] Salvador: Ufba, 2005. Disponível em: http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/RaimundoNonatoSantos.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.

TORRES, M. D. F. Estado, democracia e administração pública no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, out. 1998. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/797/725. Acesso em: 27 ago. 2019.

VAN BELLEN, H. M. Indicadores de sustentabilidade: um levantamento dos principais sistemas de avaliação. Cadernos EBAPEBR (FGV), v. 2, n. 1, p. 1-14, mar. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000100002. Acesso em: 10 fev. 2019.

VERGUEIRO, W. C. S.; CARVALHO, T. Definição de indicadores de qualidade: a visão dos administradores e clientes de bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 6, n. 1, p. 27-40, 2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/435. Acesso em: 21 jan. 2018.

WHITEHALL, T. Quality in library and information service: a review. Library Management, v. 13, n. 5, p. 23-35, 1992.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

AGUIAR, Niliane Cunha de; DANTAS, Daniele Ribeiro. Indicadores qualitativos para avaliação de bibliotecas escolares: subsídios para o desenvolvimento de novas políticas públicas educacionais e informacionais. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 2, p. 44–65, 2020. DOI: 10.33467/conci.v2i2.11869. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/11869. Acesso em: 7 nov. 2024.