Organização do conhecimento e gestão dos tesauros na web semântica
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v4i.16493Palavras-chave:
Tesauro; Web Semântica; Sistema de Organização do Conhecimento.Resumo
Introdução: A Organização do Conhecimento é um campo científico interdisciplinar que vem buscando, ao longo do tempo, consolidar sua identidade. Hoje, os sistemas de busca são os principais meios de localização de informação na web. Porém, há uma certa inconfiabilidade nesses resultados de busca, o que significa que há uma insatisfação com a mesma. A Web Semântica tem como princípio a web que nos traz diversas informações para que tanto o usuário e as máquinas sejam capazes de entender e interpretar os dados. Objetivos: Este artigo pretende proporcionar uma análise literária, acerca da construção e manutenção dos tesauros nos contextos da Organização do Conhecimento e da Web Semântica, oferecer um percurso teórico que contribua na elaboração de uma metodologia de gestão dos tesauros para o profissional da informação. Metodologia: uma pesquisa descritiva e exploratória, com revisão bibliográfica. O artigo está organizado nas seguintes seções: inicialmente apresentamos uma discussão teórica da Organização do Conhecimento e dos Sistemas de Organização do Conhecimento. Em seguida, uma abordagem da Web Semântica e da fundamentação teórica da Construção e Manutenção dos Tesauros Regido pela Norma (ISO 25964, 2011). Conclusões: Foi possível identificar que os estudos da Organização do Conhecimento no contexto da Ciência da Informação vêm ganhando dimensões proporcionais, devido à aceleração do uso de tecnologias da web. Pesquisadores do campo da Organização do Conhecimento trabalham na busca de novas teorias e metodologias que ajudam no referencial teórico dos Sistemas de Organização do Conhecimento.
Downloads
Referências
AMERICAN NATIONAL STANDARD/NATIONAL INFORMATION STANDARDS ORGANIZATION. ANSI/NISO Z39.19 Guidelines for the Construction, Format, and Management of Monolingual Controlled Vocabularies. Bethesda: NISO Press, 2005.
BARITÉ, M. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en Bibliotecología y Documentación. In: CARRARA, K. (org.). Educação, Universidade e Pesquisa. Marília: Unesp-Marília-Publicações; São Paulo: FAPESP, 2001.
BARROS, T. H. B; SOUSA, B. T. R. R. Organização do Conhecimento e Arquivologia: abordagens metodológicas. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 2, p. 76-92, nov. 2019. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38290 Acesso em: 25 set. 2020.
BERNERS-LEE, T. Semantic web road map. 2001. Disponível em: http://w3.org/DesignIssues/Semantic.html. Acesso em: 25 set. 2020.
BRÄSCHER, M.; CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento? In: LARA, M. L.G.; SMIT, J. (org.). Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2010.
CAMPOS, M. L. A.; GOMES, H. E. Metodologia de elaboração de tesauro conceitual: a categorização como princípio norteador. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 348-358, 2006. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/273. Acesso em: 6 set. 2020.
CERVANTES, B. M. N. A construção de tesauros com a integração de procedimentos terminográficos. 2009. 198f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília, 2009.
CERVANTES, B. M. N. Contribuição para a Terminologia do Processo de Inteligência Competitiva: estudo teórico e metodológico. Marília, 2004. 183f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) –Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília, 2004.
CINTRA, A. M. M. Elementos de linguística para estudos de indexação. Ciência da Informação, Brasília, v. 12, n. 1, p. 5-22, 1983.
CINTRA, A. M. M. Estratégias de leitura em documentação. In: SMITH, J. W. Análise documentária: a análise da síntese. 2. ed. Brasília: IBICT, 1989.
CINTRA, A. M.; TÁLAMO, M. F. G. M.; LARA, M. L. G.; KOBASHI, N. Y. Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis/APB, 1994.
DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 101-107, 1978. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/115 Acesso em: 25 set. 2020.
DAHLBERG, I. Knowledge organization: its scope and possibilities. Knowledge Organization, Frankfurt, v. 4, n. 20, p.211u201022, 1999.
DODOBEI, V. L. D. Tesauro: Linguagem de representação da memória documentária, Rio de Janeiro: Inter ciência, 2002.
GUIMARÃES, J. A. C. Organização do Conhecimento: passado, presente e futuro sob a perspectiva da ISKO. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 2, p. 84-98, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31443 Acesso em: 25 set. 2020.
HJØRLAND, B. Fundamentals of knowledge organization. Knowledge organization, Frankfurt, v. 30, n. 2, p. 87-111, 2003.
HJØRLAND, B. What is Knowledge Organization (KO)? Knowledge organization, Frankfurt, v. 35, n. 2/3, p. 86-101, 2008.
ZENG, M. L. Knowledge organization systems (KOS). Knowledge Organization, Frankfurt, v. 35, n. 2-3, p. 160-182, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.