Os dispositivos
questões documentais
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v5i.18041Palavras-chave:
Documentação, Dispositivo documental, Sociedade da informação, Viviane CouzinetResumo
Etimologicamente, o termo dispositivo relaciona-se, em primeiro lugar, com a lei e diz respeito "ao enunciado final de uma sentença que contém a decisão do tribunal". Depois passou para a linguagem militar para designar todos os meios arranjados de acordo com um plano (1797, sistema de defesa); seu significado comum "a maneira como os órgãos de um aparelho são arranjados (por volta de 1860) deu origem ao sentido figurativo de arranjo", ao contrário de "a diferença na disposição, é relativamente independente do verbo dispor" (REY, 1995)[1].
Aqui, trata-se de favorecer o ingresso pela documentação, entendida como um processo de mediação que visa facilitar o acesso ao documento e ao seu conteúdo em um determinado contexto. Completar a comunicação entre o conceito de dispositivo com a introdução da função informacional permite posicioná-lo como um conceito fundamental nas Ciências da Informação e da Comunicação. Após um conjunto de definições, faremos a distinção entre dispositivo primário e dispositivo secundário e, em seguida, retornaremos às noções de sociedade da informação e dispositivo documental para mostrar suas possíveis interseções.
[1] REY, Alain. Dispositif. Dictionnaire historique de la langue française, 1995. p. 613.
Downloads
Referências
CAMPBELL, Sandy. Defining Information Literacy in the 21st Century. In: IFLA GENERAL CONFERENCE AND COUNCIL, 70., 2004, Buenos Aires. Actes [...] Bunos Aires, IFLA, 2005.
COURBIERES, Caroline. Les dispositifs info-communicationnels en architecture: le recours à la documentation. In: COUZINET, Viviane. (dir.). Dispositifs info-communicationnels: questions de médiations documentaires. Paris: Hermès, Lavoisier, 2009. p. 191-228.
COUZINET, Viviane. Teachers continuing professional education in information literacy: the case study of french secondary schools. In Continuing professional education for the information society, Aberdeen (Scotland) Gordon University, August 14-16, 2002. Munich: K.G. Saur, 2002. p. 94-104. Disponível em: https://books.google.com/books?isbn=3110958988
COUZINET, Viviane. Dispositifs info-communicationnels: contribution à une définition. In: COUZINET, Viviane. (dir.). Dispositifs info-communicationnels: questions de médiations documentaires. Paris: Hermès, Lavoisier, 2009. p. 19-31.
COUZINET, Viviane; GARDIES, Cécile. L’ancrage des savoirs des professeurs documentalistes en SIC: question de professionnalisation et d’identité. Documentaliste-Sciences de l’information, v. 46, n. 2, p. 4-12, 2009.
COUZINET, Viviane; SENIE-DEMEURISSE, Josiane. Enjeux scientifiques de la diffusion des recherches par l’Institut de l’information scientifique et technique (INIST). In: COUZINET, Viviane. (dir.). Dispositifs info-communicationnels: questions de médiations documentaires. Paris: Hermès, Lavoisier, 2009. p. 141-188
DEGENNE, Alain; FORSE, Michel. Les réseaux sociaux. Paris: Armand Colin, 1994, 284 p.
FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir: naissance de la prison. Paris: Gallimard, 1975.
FOUCAULT, Michel. Le jeu de Michel Foucault [entretien avec D. Colas, A. Grosrichard,G. Le Gaufey, J. Livi, J. Miller,J-A Miller, C. Millot, G. Wajeman) Ornicar ? Bulletin périodique du champ freudien, n. 10, juillet, p. 62-93, 1977.
FRAYSSE, Patrick. Outils, documentation et ressources pédagogiques: un dispositive info-communicationnel de l’éducation, le SCEREN. In: COUZINET, Viviane. (dir.). Dispositifs info-communicationnels: questions de médiations documentaires. Paris: Hermès, Lavoisier, 2009. p. 33-70.
GARDIES, Cécile. De la mouvance identitaire à l’ancrage scientifique des professionnels de l’information-documentation dans l’enseignement agricole. 2006. 373f. Doctorat (Sciences de l’information et de la communication) - Université de Toulouse le Mirail, 2006.
GARDIES, Cécile; FABRE, Isabelle. Dispositif info-communicationnels spécialisés et ambition cognitive: exemple de l’enseignement agricole. In: COUZINET, Viviane. (dir.). Dispositifs info-communicationnels: questions de médiations documentaires. Paris: Hermès, Lavoisier, 2009. p.71-105.
JEANNERET, Yves. Dispositif. In: La “société de l’information” : glossaire critique. Paris: la Documentation française, 2005. p. 50-51.
LABELLE, Sarah. La ville inscrite dans la “société de l’information”: formes d’investissement d’un objet symbolique. 2007. 497f. Doctorat (Sciences de l’information et de la communication) - Université Paris-IV, 2007.
METZGER, Jean-Paul. Les trois pôles de la science de l'information. In: Recherches récentes en sciences de l'information: convergences et dynamiques, actes du colloque international MICS-LERASS, Toulouse, 21-22 mars 2002. Paris : ADBS ed., 2002. p.17-28.
MEUNIER, Jean-Pierre. Dispositif et théories de la communication: deux concepts en rapport de codétermination. Hermès, n. 25, p. 83-91, 1999.
MEYRIAT Jean. De la science de l'information aux métiers de l'information. Schéma et schématisation, n. 19, p. 65-74, 1983.
MEYRIAT, Jean. Information vs communication ? In: LAULAN, A.-M. (dir.). L'espace social de la communication: concepts et théories, Paris: Retz-CNRS, 1985. p. 63-89.
MEYRIAT, Jean. La science de l'information. Revue des sciences morales et politiques, n. 2, p. 255-269, 1986.
MUSSO, Pierre. Genèse et critique de la notion de réseau. In: PARROCHIA, Daniel (dir.). Penser les réseaux. Seyssel: ed. Champ Vallon, 2001. p. 194-217.
PEETERS, Hugues; CHARLIER, Philippe. Contributions à une théorie du dispositif. Hermès, n. 25, p. 15-23, 1999.
REGIMBEAU, Gérard. L’information et la documentation en art contemporain dans ses dispositifs: cadre théorique et études de cas. In: COUZINET, Viviane. (dir.). Dispositifs info-communicationnels: questions de médiations documentaires. Paris: Hermès, Lavoisier, 2009. p. 229-262
ZAFRILLA-PAVAN, Francine. Dispositif info-communicationnel et positionnement de la recherche scientifique espagnole. In: COUZINET, Viviane. (dir.). Dispositifs info-communicationnels: questions de médiations documentaires. Paris: Hermès, Lavoisier, 2009. p. 107-139.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.