Economia política da internet, mediação e jornalismo: para a crítica da comunicação e da tecnologia

Autores

  • César Bolaño Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

, comunicação, economia política, jornalismo, tecnologia

Resumo

O surgimento da Indústria Cultural na virada do século XX foi uma ruptura fundamental com o velho sistema global de cultura, refletindo, no plano da produção simbólica, as transformações de grande amplitude ocorridas nas esferas política, econômica e nas relações de poder e hegemonia em nível mundial. Outro tanto ocorre na virada do século XXI com a transição da economia das indústrias culturais para a economia da internet e das redes sociais. O objetivo deste texto é retomar a perspectiva crítica desenvolvida pelo autor na construção de uma teoria marxista da comunicação para discutir o significado da atual transição, com ênfase no caso da imprensa

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Biografia do Autor

César Bolaño, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Brasil

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Publicado

2019-02-09

Como Citar

Bolaño, C. (2019). Economia política da internet, mediação e jornalismo: para a crítica da comunicação e da tecnologia. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 20(3), 133–155. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/10779

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO