Mudanças teóricas na trajetória da Escola de Frankfurt: inovação e comunicação

Autores

  • Regina Rossetti Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)-Brasil
  • Marcos Sidnei Bassi Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)-Brasil

Palavras-chave:

Comunicação, Inovação, Escola de Frankfurt

Resumo

Este artigo trata das mudanças ocorridas na trajetória das quatro gerações de intelectuais da Escola de Frankfurt. Explicita o conceito frankfurtiano de inovação aplicado à análise da sociedade de massa e descreve a crítica dos frankfurtianos Adorno e Horkheimer à abordagem funcionalista e à renovação teórica posterior que ocorre no interior do próprio pensamento frankfurtiano, quando do surgimento das teses de Habermas, Honneth e Forst. Os resultados indicam que a trajetória frankfurtiana é marcada pela renovação de suas concepções. Espera-se, com este estudo, atualizar as possibilidades de pesquisa que utilizam o paradigma crítico, em especial a abordagem frankfurtiana, no campo de investigação da comunicação e da inovação

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Biografia do Autor

Regina Rossetti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)-Brasil

Doutora em Filosofia pela USP com pós-doutorado pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)-Brasil

Marcos Sidnei Bassi, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)-Brasil

Doutor em Ciências Sociais - Sociologia, pela PUC-SP. Professor Colaborador do PPGCOM da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)-Brasil

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Publicado

2019-02-09

Como Citar

Rossetti, R., & Bassi, M. S. (2019). Mudanças teóricas na trajetória da Escola de Frankfurt: inovação e comunicação. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 20(3), 156–174. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/10780

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO