Mídia étnica em Portugal: a construção de representações identitárias na revista Afro
Palavras-chave:
Análise de Conteúdo, Identidade Étnica, Comunidade Africana, Mídia ImpressaResumo
Resumo: Este relato de pesquisa consiste na apresentação dos resultados de uma primeira parte da pesquisa de pós-doutoramento em andamento no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
(Portugal), financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, que tem como objetivo identificar e
analisar (pesquisa quali-quantitativa) quais as estratégias midiáticas utilizadas pela revista Afro - primeira publicação portuguesa e comercial, etnicamente segmentada, dirigida à comunidade africana em Portugal - na construção de representações identitárias dos negros africanos dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa,
nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e seus descendentes em Portugal.
Palavras-Chave: Análise de Conteúdo; Identidade Étnica; Comunidade Africana; Mídia Impressa.
Abstract: The present paper reports the quantitative results of an ongoing post-doctorate’s research, fostered by the University of Coimbra and it’s Philosophy, Communication and Information Department based on the Faculty of Letters, with the endorsement of Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal (Foundation for Science and Technology and Education) having as gold identify and analysis, under a qualitative-quantitative scope, what are the media’s strategies used, by the first commercial Portuguese mass media – Afro magazine – directed to the African Community in Portugal, in the building-up of identity representations of the black african rom PALOP (Portuguese – speaking Countries Angola, Cape-Vert, Guine-Bissau, Mozambique and St. Tome y Prince) and their descendants.
Keywords: Content Analysis; Ethnic Identity; African Community; Press Media.
Resumen: Esta comunicación es la presentación de los resultados científicos de la primera parte de una investigación post-doctoral en curso en el Departamento de Filosofía de la
Información y la Comunicación, Facultad de Letras de la Universidad de Coimbra (Portugal), financiado por FCT - Fundación para la Ciencia y Tecnología del Ministerio de
Ciencia, Tecnología y Enseñanza Superior de Portugal, que tiene como objetivo identificar y analizar (cualitativo / cuantitativo) que las estrategias de los medios de comunicación utilizados por la revista África - la publicación portugueses y comerciales destinadas étnica, dirigida a la comunidad africana en Portugal - la construcción de las representaciones de la identidad del negro africanos PALOP (Países Africanos de Lengua Oficial Portuguesa, a
saber, Angola, Cabo Verde, Guinea-Bissau, Mozambique y Santo Tomé y Príncipe) y sus descendientes en Portugal.
Palabras Clave: Análisis de Contenido; Identidad Étnica; Comunidad del África; Medios Impresos
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