Facebook e a plataformização do jornalismo: um olhar para os Instant Articles

Autores

  • Amanda Chevtchouk Jurno Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Frederico de Brito D'Andréa Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Plataforma, Jornalismo, Facebook, Instant Articles, Controvérsia

Resumo

Para discutir a relação entre a plataforma Facebook e diferentes veículos jornalísticos, analisamos a trajetória dos Instant Articles que têm com o objetivo ser “uma ferramenta para os editores criarem artigos rápidos e interativos”. Ao levar o conteúdo para dentro da plataforma, a ferramenta a posiciona como uma infraestrutura para publicações jornalísticas. Através da sistematização de materiais publicados de 2015 a 2019/1, mapeamos uma rede que revela discursos dispersos e tensões entre as partes envolvidas. A análise inspira-se nos Science and Technology Studies, principalmente autores de Platform Studies como Van Dijck (2013a e b) e Van Dijck et al. (2018).

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Biografia do Autor

Amanda Chevtchouk Jurno, Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em jornalismo pela mesma intituição. Pesquisadora dos grupos NucCon UFMG e R-EST UFMG.

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Publicado

2020-02-02

Como Citar

Jurno, A. C., & D’Andréa, C. F. de B. (2020). Facebook e a plataformização do jornalismo: um olhar para os Instant Articles. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 22(1), 179–196. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/12084