Facebook e a plataformização do jornalismo: um olhar para os Instant Articles
Palavras-chave:
Plataforma, Jornalismo, Facebook, Instant Articles, ControvérsiaResumo
Para discutir a relação entre a plataforma Facebook e diferentes veículos jornalísticos, analisamos a trajetória dos Instant Articles que têm com o objetivo ser “uma ferramenta para os editores criarem artigos rápidos e interativos”. Ao levar o conteúdo para dentro da plataforma, a ferramenta a posiciona como uma infraestrutura para publicações jornalísticas. Através da sistematização de materiais publicados de 2015 a 2019/1, mapeamos uma rede que revela discursos dispersos e tensões entre as partes envolvidas. A análise inspira-se nos Science and Technology Studies, principalmente autores de Platform Studies como Van Dijck (2013a e b) e Van Dijck et al. (2018).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.