Publicidade Social de Interesse Público (PIP) e engajamento político, uma antítese à Publicidade de Utilidade Pública (PUP) governamental
Palavras-chave:
Publicidade Social de Interesse Público, Publicidade de Utilidade Pública, Engajamento político, Teoria política da comunicação, Comunicação contra- hegemônica.Resumo
O objetivo do presente trabalho, de natureza teórica, é propor uma possibilidade
de pensar um viés contra-hegemônico para a publicidade contemporânea.
No cenário em que os desafi os tecnopolíticos da midiatização se
manifestam e se naturalizam no cotidiano da sociedade esvaziando o cidadão
de espírito político, o LACCOPS aposta na contraposição de dois eixos
publicitários atuantes do espaço público: Publicidade de Utilidade Pública
(que reforça os interesses do aparelho estatal) e a Publicidade de Interesse
Público (que se estrutura no engajamento baseado na ideologia emancipatória).
Nesta refl exão, os conceitos centrais foram engajamento, espaço
público (Habermas) e hegemonia (Gramsci).
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