21 anos de privatização da Telebras: políticas públicas para o setor de telecomunicações

Autores

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (UNIP)
  • Genira Correia Chagas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Palavras-chave:

Telecomunicações, Políticas Públicas, Comunicações, Desenvolvimento.

Resumo

No ano de 1998, quando os serviços da Telebras (Telecomunicações Brasileiras
S.A.) foram privatizados, havia um défi cit nas obrigações a serem cumpridas pela companhia e uma quebra na promessa de universalização de acesso. As alegações para o não cumprimento das obrigações eram relativas a questões de financiamento, pois a administração da empresa não conseguia manter uma política de preços devido a infl ação alta. Passados 21 anos, ainda existe um enorme desafi o a ser enfrentado pelo Estado a fim de colocar o País no desenvolvimento proposto pela nova era. Este artigo busca discutir as fragilidades das políticas públicas para o setor.

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Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Pós-doutora e doutora em Ciências Sociais. Docente
do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
e Cultura das Mídias da Universidade
Paulista (UNIP) - Brasil

Genira Correia Chagas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutora em Ciências Sociais e mestre em comunicação e semiótica da Pontifícia Univeesidade
Catolica de São Paulo (PUCSP)- Brasil

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

Fernandes, C. M., & Chagas, G. C. (2019). 21 anos de privatização da Telebras: políticas públicas para o setor de telecomunicações. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 21(3), 61–73. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/12469