Reflexões sobre o apoio sistemático da mídia hegemônica ao aparato coercitivo do Estado a partir da cobertura do Jornal Nacional sobre a intervenção federal de 2018
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.18059Resumo
O artigo possui como objetivo investigar a relação entre os aparelhos privados de hegemonia e o aparato coercitivo do Estado brasileiro, por meio de uma análise sobre a cobertura do Jornal Nacional sobre a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro em 2018. Os programas foram analisados com base na Análise Televisual (BECKER, 2012) em articulação com reflexões sobre Estado, ideologia, mídia e violência. Foi possível perceber um apoio inicial do telejornal à intervenção, que depois foi substituído por críticas e clamores pela ampliação do aparato coercitivo do Estado brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.