A constituição do campo de pesquisa da Economia Criativa no âmbito internacional: estudo bibliométrico

Autores

  • Florence Dravet Universidade Católica de Brasília
  • Alberto Marques Universidade Católica de Brasília
  • Beatriz Chaves Universidade Católica de Brasília
  • Maira Sardinha Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.18254

Resumo

Estudo bibliométrico com objetivo de conhecer o estado do campo da Economia Criativa na pesquisa internacional. A partir do estudo quantitativo de 3.084 artigos na base Scopus e do estudo qualitativo de 56 artigos, conclui-se que o paradigma da indústria criativa está posto de acordo com as definições do British Council (2005), tendo setores definidos e problemáticas recorrentes de caráter interdisciplinar que passam por revisões e críticas. Questiona-se se tal paradigma não estaria vigente apenas nos países representados na amostra e se outros, com realidades econômicas, sociais e culturais distintas, poderiam contribuir para revisão deste paradigma.

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Biografia do Autor

Florence Dravet, Universidade Católica de Brasília

Professora de Estética na Universidade Católica de Brasília. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas na Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle.

Alberto Marques, Universidade Católica de Brasília

Professor do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB). É doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, com estágio de doutoramento no exterior (bolsa sanduíche Capes) no Departamento de comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal).

Beatriz Chaves, Universidade Católica de Brasília

Pesquisadora bolsista no projeto Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal e mestranda no programa Inovação em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília. Possui graduação em Comunicação social pela Universidade de Brasília (2015) e pós graduação em História da Arte pela Estácio de Sá (2020).

Maira Sardinha, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Governança,Tecnologia e Inovação, linha de pesquisa Inteligência Artificial (UCB), MBA em Marketing (FGV), especialização em Ciência Política (UnB), graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UFMT)

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Dravet, F., Marques, A., Chaves de Lima, B. ., & Sardinha, M. (2023). A constituição do campo de pesquisa da Economia Criativa no âmbito internacional: estudo bibliométrico. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(2), 49–73. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.18254