Cidadania comunicativa algorítmica: os desafios do direito à comunicação nas plataformas digitais
los desafíos del derecho a la comunicación en las plataformas digitales
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.18644Resumo
A partir do Mapa das Mutações Culturais de Martín-Barbero, aponta-se caminhos para refletir a cidadania comunicativa na perspectiva da relação entre as sensoralidades e as disputas nos espaços habitado, produzido, imaginado e praticado. A cidadania comunicativa é compreendida como a formalização, o reconhecimento e o exercício do direito à comunicação, tendo como desafio, a promoção de garantia da paridade dos atores sociais para serem ouvidos e vistos nos meios de comunicação num contexto marcado pela centralidade das plataformas digitais. Para isso, a universalização do acesso às tecnologias da informação e da comunicação, o empoderamento das apropriações por meio da alfabetização midiática e a participação social para a regulação democrática da internet se tornam questões centrais deste debate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ismar Capistrano Costa Filho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.