Jornalismo, Conhecimento e Pensamento Marxista: de Antonio Gramsci a Adelmo Genro Filho
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.19081Resumo
A presente exploração teórica é um estudo da obra de Antonio Gramsci e Adelmo Genro Filho sobre jornalismo, entendido como forma social de produção do conhecimento. Procura-se levantar, em Gramsci, a noção de “jornalismo integral” e suas intersecções com os conceitos de hegemonia, conhecimento e práxis. Também explora a obra de Genro Filho e a sua “teoria marxista do jornalismo”, em que os conceitos de conhecimento, objetividade e práxis são fundantes. Pretende-se distinguir ambas perspectivas, sobretudo no que diz respeito à ideia de práxis jornalística, aqui compreendida como atribuiu-lhe Marx, qual seja a atividade livre, universal, criativa e autocriativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.