Jornalismo, Conhecimento e Pensamento Marxista: de Antonio Gramsci a Adelmo Genro Filho
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.19081Resumo
A presente exploração teórica é um estudo da obra de Antonio Gramsci e Adelmo Genro Filho sobre jornalismo, entendido como forma social de produção do conhecimento. Procura-se levantar, em Gramsci, a noção de “jornalismo integral” e suas intersecções com os conceitos de hegemonia, conhecimento e práxis. Também explora a obra de Genro Filho e a sua “teoria marxista do jornalismo”, em que os conceitos de conhecimento, objetividade e práxis são fundantes. Pretende-se distinguir ambas perspectivas, sobretudo no que diz respeito à ideia de práxis jornalística, aqui compreendida como atribuiu-lhe Marx, qual seja a atividade livre, universal, criativa e autocriativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.