Jornalismo, Conhecimento e Pensamento Marxista: de Antonio Gramsci a Adelmo Genro Filho

Autores

  • Clarissa Peixoto UFSC
  • Samuel Pantoja Lima UFSC

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.19081

Resumo

A presente exploração teórica é um estudo da obra de Antonio Gramsci e Adelmo Genro Filho sobre jornalismo, entendido como forma social de produção do conhecimento. Procura-se levantar, em Gramsci, a noção de “jornalismo integral” e suas intersecções com os conceitos de hegemonia, conhecimento e práxis. Também explora a obra de Genro Filho e a sua “teoria marxista do jornalismo”, em que os conceitos de conhecimento, objetividade e práxis são fundantes. Pretende-se distinguir ambas perspectivas, sobretudo no que diz respeito à ideia de práxis jornalística, aqui compreendida como atribuiu-lhe Marx, qual seja a atividade livre, universal, criativa e autocriativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Peixoto, UFSC

Jornalista e mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Samuel Pantoja Lima, UFSC

Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Peixoto, C., & Lima, S. P. (2023). Jornalismo, Conhecimento e Pensamento Marxista: de Antonio Gramsci a Adelmo Genro Filho. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 25(2), 132–148. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v25i2.19081