Ativismo quilombola: a comunicação do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial em defesa do território étnico de Alcântara/MA
the communication of the Movement of Those Affected by the Space Base in defense of the ethnic territory of Alcântara/MA
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.20188Resumo
Este artigo analisa as estratégias de comunicação do Movimento de Atingidos pela Base Espacial em Alcântara/MA por meio de um estudo de caso que utiliza entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Mobiliza os conceitos de movimentos sociais, movimento negro e quilombola. Aborda especificidades do território étnico e discute o papel da comunicação no fortalecimento da cidadania e a imprensa negra como meio de contra-hegemonia. A análise mostra que, apesar das dificuldades, o MABE confronta narrativas dominantes e busca transformar as relações de poder através de uma comunicação autônoma e adaptativa, indissociável de sua militância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marisvaldo Silva Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.