Maurício Tragtenberg: o “marxista anarquizante” frente a Era Digital
The "anarchizing Marxist" in the face of the Digital Age.
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.20258Resumo
Com objetivo de revisitar a crítica sociológica de Maurício Tragtenberg no campo da comunicação e lutas populares, são discutidos os fundamentos da comunicação libertária e anarquista como princípios de análise da mediação e midiatização capitalista. Para tanto, recuperamos de Tragtenberg aquilo que caracterizava ser: “a emergência dos meios eletrônicos de comunicação de massa”, “o seu potencial mobilizador num novo processo produtivo” e as “contradições inerentes à estrutura dos meios de comunicação”. Postulados que incidem na análise da digitalização e dataficação social, e argumentos para a defesa da comunicação popular e propaganda crítica para transformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel de Siqueira Gil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.