Maurício Tragtenberg: o “marxista anarquizante” frente a Era Digital

The "anarchizing Marxist" in the face of the Digital Age.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.20258

Resumo

Com objetivo de revisitar a crítica sociológica de Maurício Tragtenberg no campo da comunicação e lutas populares, são discutidos os fundamentos da comunicação libertária e anarquista como princípios de análise da mediação e midiatização capitalista. Para tanto, recuperamos de Tragtenberg aquilo que caracterizava ser: “a emergência dos meios eletrônicos de comunicação de massa”, “o seu potencial mobilizador num novo processo produtivo” e as “contradições inerentes à estrutura dos meios de comunicação”. Postulados que incidem na análise da digitalização e dataficação social, e argumentos para a defesa da comunicação popular e propaganda crítica para transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel de Siqueira Gil, Fundação Universidade Federal do ABC

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial - UFABC, mestre em Estudos Latino-americanos - PPG-IELA UNILA, bacharel em Ciência Política e Sociologia: Estado, Sociedade e Política na América Latina - UNILA e licenciado em Sociologia - PUC-PR. Contato: gil.gabriel@ufabc.edu.br; gabriel.sgil@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Gil, G. de S. (2024). Maurício Tragtenberg: o “marxista anarquizante” frente a Era Digital: The "anarchizing Marxist" in the face of the Digital Age. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 26(1), 138–151. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i1.20258