Inovação para o desenvolvimento produtivo e dos territórios do Nordeste

reflexões propositivas

Autores

  • Valdênia Apolinário UFRN

DOI:

https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i3.22126

Resumo

O artigo objetiva analisar o papel da inovação para o desenvolvimento produtivo e dos territórios do Nordeste, considerando os desafios e transformações do atual paradigma técnico-econômico. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica sobre a inovação e o papel do Estado; uma análise de dados sociais, econômicos e tecnológicos comparados; e, com base nas missões da Nova Política Industrial (NIB), explora caminhos para o desenvolvimento regional sustentável. O estudo confirma o potencial inovativo da região, avanços em importantes indicadores. E indica assimetrias como oportunidades para transformar fortemente a estrutura produtiva regional, valorizar a ampliação do ensino superior, gerar emprego e renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdênia Apolinário, UFRN

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), Área de Avaliação de Projetos Industriais e Tecnológicos (APIT), Mestrado e Graduação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Titular do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPECO-UFRN)

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Apolinário, V. (2024). Inovação para o desenvolvimento produtivo e dos territórios do Nordeste: reflexões propositivas. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 26(3), 55–68. https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i3.22126