Inovação para o desenvolvimento produtivo e dos territórios do Nordeste
reflexões propositivas
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v26i3.22126Resumo
O artigo objetiva analisar o papel da inovação para o desenvolvimento produtivo e dos territórios do Nordeste, considerando os desafios e transformações do atual paradigma técnico-econômico. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica sobre a inovação e o papel do Estado; uma análise de dados sociais, econômicos e tecnológicos comparados; e, com base nas missões da Nova Política Industrial (NIB), explora caminhos para o desenvolvimento regional sustentável. O estudo confirma o potencial inovativo da região, avanços em importantes indicadores. E indica assimetrias como oportunidades para transformar fortemente a estrutura produtiva regional, valorizar a ampliação do ensino superior, gerar emprego e renda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valdênia Apolinário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.