A "Globo" segundo a Folha Universal
estratégias discursivas midiáticas de representação negativa do outro
DOI:
https://doi.org/10.54786/revistaeptic.v27i1.22171Resumo
O presente trabalho se propõe a investigar como a Rede Globo é representada em textos da Folha Universal. Realizamos, para tanto, uma pesquisa qualiquantitativa considerando todas as ocorrências do termo “globo” em suas edições durante os anos de 2019 a 2022. Dessa base de dados geral, chegamos a 19 edições da FU, nas quais aparecem 117 ocorrências do termo. A partir dos Estudos Críticos do Discurso, concluímos que a tendência à representação negativa da Globo corresponde a uma estratégia discursiva vinculada ao projeto de poder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), alinhada à retórica da direita brasileira contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitor Vieira Ferreira, Argus Romero Abreu de Morais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.