O TRABALHO CRIATIVO, AS INDÚSTRIAS CULTURAIS E DO CAPITALISMO INFORMACIONAL: OBSERVAÇÕES SOBRE UMA TRÍADE COMPLEXA

Autores

  • Diego Javier de Charras - Universidad de Buenos Aires- UBA (Argentina) Universidad de Buenos Aires- UBA (Argentina)

Palavras-chave:

Capitalismo informacional - O trabalho criativo - Indústrias Culturais - Autonomia e precarização

Resumo

As mudanças no mercado de trabalho nas últimas décadas nos setores da economia líder no capitalismo informacional: telecomunicações, informação e indústrias culturais / criativas fornecer um vislumbre de resultados mistos sobre a relação de trabalho com as novas tecnologias. É um processo de dualização entre autonomia e insegurança. Muitas das mudanças são baseadas no maior peso do valor simbólico componente composição da mercadoria e do impacto da tecnologia sobre o ciclo econômico de produção, circulação e consumo. Portanto, entendemos que as novas formas de trabalho assumido apresentam pontos importantes de contato com os modos de organização e este tipo de trabalho nas indústrias culturais.

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Biografia do Autor

Diego Javier de Charras - Universidad de Buenos Aires- UBA (Argentina), Universidad de Buenos Aires- UBA (Argentina)

Professor e investigador da Universidade de Buenos Aires, onde dirige o curso de Ciências da Comunicação. É ainda professor do Programa de Pós-graduação sobre Políticas Internacionais da Comunicação, na Universidade  Nacional de La Plata e na UBA. É autor do livro “Redes, Burbujas y promesas. Algunas reflexiones críticas acerca del proyecto Sociedad de la Información y la nueva economía” (2006).

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Publicado

2015-02-05

Como Citar

Charras - Universidad de Buenos Aires- UBA (Argentina), D. J. de. (2015). O TRABALHO CRIATIVO, AS INDÚSTRIAS CULTURAIS E DO CAPITALISMO INFORMACIONAL: OBSERVAÇÕES SOBRE UMA TRÍADE COMPLEXA. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 17(1), 199–217. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/3381

Edição

Seção

DOSSIÊ TRABALHO COMUNICACIONAL: ASPECTOS DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO COMO ATIVIDADE E COMO MERCADORIA