Vamos poder (de novo) acreditar? Uma análise comunicacional da nova reconfiguração de partidos e agremiações político-ideológicas brasileira

Authors

  • Fabio Luiz Witzki Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Tarcis Prado Junior Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Abstract

Este trabalho aborda novas confi gurações de agremiações político-ideológicas no Brasil, com destaque para o Podemos, o Patriotas e o Novo (todos partidos políticos). Todos eles buscam uma aproximação com a sociedade civil por meio de uma nova pseudoidentidade que busque oferecer algo inédito a uma população estafada de grupos tradicionais da política brasileira. A questão sobre a qual este estudo se propõe a refletir é se a articulação do discurso político com as demandas da sociedade civil pode fazer do “novo” strictu sensu algo realmente original ou se trata apenas de uma nova proposta de comunicação para velhas ideias.

Downloads

Author Biographies

Fabio Luiz Witzki, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professor no Departamento de Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Tarcis Prado Junior, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professor no Departamento de Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Published

2020-02-04

How to Cite

Fabio Luiz Witzki, & Tarcis Prado Junior. (2020). Vamos poder (de novo) acreditar? Uma análise comunicacional da nova reconfiguração de partidos e agremiações político-ideológicas brasileira. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação, Da Comunicação E Da Cultura, 22(1), 60–77. Retrieved from https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/13040