QUALIDADE DA INFORMAÇÃO: A AGENDA SOCIAL NA MÍDIA EM ANO ELEITORAL
Palabras clave:
Qualidade da informação, Cobertura social, Agendamento, Enquadramento, Análise de conteúdoResumen
O Brasil tem mais de 60 milhões de crianças e adolescentes, quase metade deles pobre. A realização de uma eleição presidencial em 2006 ofereceu uma excelente oportunidade para discutir políticas públicas deste segmento na mídia. Um trabalho de sensibilização de jornalistas e dos comitês dos candidatos presidenciais foi realizado durante todo o ano para qualificar a informação sobre esse tema social. O artigo relata uma análise de conteúdo de 54 jornais e 4 telejornais brasileiros que mediu o impacto desse agendamento prévio na qualidade do noticiário. Houve um crescimento significativo das notícias sobre o tema. Mas o jornalismo brasileiro (particularmente o telejornalismo) centrou a foco nos candidatos e não nas políticas públicas, perdendo a oportunidade de qualificar a cobertura social com informações relevantes que estavam acessíveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ConCI adopta la licencia Licença CC BY 4.0 , en virtud de la cual los licenciatarios tienen derecho a copiar, distribuir, exhibir y representar la obra, así como a realizar obras derivadas de ella, siempre que se cite debidamente al autor o al licenciante.
Al enviar cualquier texto a la Revista, los autores declaran que los materiales presentados están libres de derechos de autor y que la Revista EPTIC y sus editores no tienen ninguna responsabilidad legal. En caso de ser aprobados, los trabajos serán publicados por la revista bajo licencia Creative Commons CC BY-NC-AS.