Brasil “mau pagador”: estratégias argumentativas na construção social da crise política, econômica e de representação do governo Dilma
Palabras clave:
Construção opinativa, Representação política., Estratégias argumentativasResumen
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a construção opinativa e opositiva dentro da chamada “crise” do segundo governo da Presidente Dilma Rousseff. Tem como objeto empírico dois artigos, um do Portal Carta Maior e outro do site da Revista Veja, sobre o rebaixamento no grau de investimentos do Brasil pela agência de risco Standard & Poor’s, noticiado pela primeira vez no início de setembro de 2015. Recorre-se aos conceitos de “capital político” (BOURDIEU, 2012) e “crise da representação política” (Innerarity, 2010) para compreensão do cenário político brasileiro atual. Analisa-se quais foram as “estratégias e os recursos argumentativos” (BRETON, 1999) adotados pelos articulistas para enquadrar e reenquadrar o real, comparando, por fim, como se dá a construção argumentativa realizada pelos articulistas. As inferências evidenciam sobreposições paralelas as quais colocam em questionamento a legitimidade do processo construtivo-crítico.Descargas
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