Datificação da economia e impactos nos mercados das comunicações: uma análise do Google e do Grupo Globo

Autores

  • Helena Martins Universidade Federal do Ceará
  • Jonas Valente Universidade de Brasilia (UNB)

Palavras-chave:

Reestruturação produtiva, Convergência, Datificação, Modelo de negócios, Google, Globo

Resumo

O trabalho analisa o mercado das comunicações, em especial o da Internet,
tendo em vista sua inserção nas relações sociais capitalistas. Primeiro, situa
a convergência e o recente processo de datificação da economia no âmbito
da reestruturação produtiva do sistema. Depois, analisa dois casos específicos:
os conglomerados Google e Grupo Globo. A escolha deve-se ao objetivo
de compreender as estratégias adotadas por dois agentes provenientes
de mercados distintos em sua busca por se posicionar no macrossetor das
comunicações. Baseado na perspectiva teórico-metodológica da Economia
Política da Comunicação, vale-se de revisão de literatura e análise de dados
dos mercados em questão.

Downloads

Biografia do Autor

Helena Martins, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação Social pela Universidade
de Brasília (UnB). Professora adjunta da Universidade
Federal do Ceará (UFC)- Brasil

Jonas Valente, Universidade de Brasilia (UNB)

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília
(UnB) – Brasil

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Martins, H., & Valente, J. (2019). Datificação da economia e impactos nos mercados das comunicações: uma análise do Google e do Grupo Globo. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 21(3), 85–100. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/12481