A TV colombiana entre o público e o privado: tensões políticas, econômicas e culturais na distinção histórica de modelos televisivos

Autores

  • Gedma Alejandra Salamanca Rodríguez Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Palavras-chave:

Identidade nacional colombiana, Modelos de negócios televisivos, Televisão colombiana, Televisão estatal, Televisão privada

Resumo

Na Colômbia, a história da televisão oscilou entre gradações de participação
e gestão estatal e privada, em um esquema misto singular no mundo. As
tensões entre os atores envolvidos neste contexto e as expectativas comerciais
e culturais aí presentes, criaram diferentes modelos que determinaram
estruturas de propriedade, conteúdos e formas de trabalho; moldando
o decisivo papel que a TV ocupou na sociedade ao longo do tempo. A partir
de uma pesquisa documental e da análise de relatos sobre a TV colombiana,
o artigo problematiza essas questões e aponta a distinção histórica de
um projeto inicial de nação, pela TV, que gradualmente se mercantilizou

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Biografia do Autor

Gedma Alejandra Salamanca Rodríguez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal
de Ouro Preto

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade
do Vale do Rio dos Sinos e professor
permanente do Programa de Pós-Graduação em
Comunicação da Universidade Federal de Ouro
Preto

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

Rodríguez, G. A. S., & Tavares, F. de M. B. (2019). A TV colombiana entre o público e o privado: tensões políticas, econômicas e culturais na distinção histórica de modelos televisivos. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 21(3), 136–154. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/12483