COMUNICAÇÃO, CLASSES SOCIAIS E CIDADANIA: CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DOS ESTUDOS CULTURAIS
Palavras-chave:
Palavras-chave, comunicação, classes sociais, cidadania, cultura, ideologia.Resumo
O objetivo deste artigo é postular a possibilidade de uma reaproximação entre os Estudos Culturais e a Crítica da Economia Política, como um caminho promissor para se pensar as relações entre comunicação, classes sociais e cidadania. O argumento central é que Gramsci, um ícone dos Estudos Culturais, jamais abandonou a crítica da economia política de inspiração marxiana em suas análises da cultura; tampouco Raymond Williams, um dos maiores expoentes dos Estudos Culturais; e que este abandono por parte dos Estudos Culturais enfraquece seu gume crítico. Além disso, cotejando as noções de cultura dominante, emergente e residual, de Williams, com as reflexões de Gramsci sobre extratos mais retrógrados ou progressistas da cultura popular, pretende-se também atualizar o debate em torno da relação entre comunicação, ideologia e cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.