COMUNICAÇÃO, CLASSES SOCIAIS E CIDADANIA: CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DOS ESTUDOS CULTURAIS

Autores

  • Marco Schneider - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/Brasil Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -IBICT e da Universidade Federal Fluminense- UFF-Brasil

Palavras-chave:

Palavras-chave, comunicação, classes sociais, cidadania, cultura, ideologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é postular a possibilidade de uma reaproximação entre os Estudos Culturais e a Crítica da Economia Política, como um caminho promissor para se pensar as relações entre comunicação, classes sociais e cidadania. O argumento central é que Gramsci, um ícone dos Estudos Culturais, jamais abandonou a crítica da economia política de inspiração marxiana em suas análises da cultura; tampouco Raymond Williams, um dos maiores expoentes dos Estudos Culturais; e que este abandono por parte dos Estudos Culturais enfraquece seu gume crítico. Além disso, cotejando as noções de cultura dominante, emergente e residual, de Williams, com as reflexões de Gramsci sobre extratos mais retrógrados ou progressistas da cultura popular, pretende-se também atualizar o debate em torno da relação entre comunicação, ideologia e cultura.

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Biografia do Autor

Marco Schneider - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/Brasil, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -IBICT e da Universidade Federal Fluminense- UFF-Brasil

Doutor em Comunicação(ECA-USP). Pós-doutor em Estudos Culturais (PACC-UFRJ). Pesquisador do IBICT. Professor do PPGCI-IBICT-ECO-UFRJ. Professor do Departamento de Comunicação e do PPGMC-UFF. Pesquisador Associado do PACC-UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2013-08-28

Como Citar

Schneider - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/Brasil, M. (2013). COMUNICAÇÃO, CLASSES SOCIAIS E CIDADANIA: CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DOS ESTUDOS CULTURAIS. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(3), 4–18. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/1352