CAROS AMIGOS: O TRANSBORDAMENTO DO CAMPO JORNALÍSTICO

Autores

  • Luciana Almeida Chagas - Universidade Federal do Piauí - UFPi/Brasil Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Campo jornalístico, Revista Caros Amigos, Transbordamento do campo jornalístico, Jornalismo, Bourdieu.

Resumo

Este artigo consiste numa análise da trajetória histórica da revista Caros Amigos, criada em 1997. Procuramos traçar um perfil deste periódico desde a formulação do projeto editorial em questão até a sua concretização e consolidação ao longo de sua primeira década. Examinamos as principais características do fazer jornalístico da revista e da empresa de comunicação estabelecida por este veículo, bem como o papel desempenhado pelo jornalista fundador Sérgio de Souza e seu grupo a frente da revista até 2008 - por ocasião do seu falecimento. Também criamos o conceito de transbordamento do campo jornalístico, pois segundo a definição de campo jornalístico (BOURDIEU), esta revista não se enquadra nas normas impostas pelo referido conceito, revelando assim um fazer jornalístico diferenciado da grande mídia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Almeida Chagas - Universidade Federal do Piauí - UFPi/Brasil, Universidade Federal do Piauí

Jornalista, Mestre em Comunicação (UFF) e Professora da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2013-08-28

Como Citar

Chagas - Universidade Federal do Piauí - UFPi/Brasil, L. A. (2013). CAROS AMIGOS: O TRANSBORDAMENTO DO CAMPO JORNALÍSTICO. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(3), 38–57. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/1354